A Internet é um lugar lotado e a competição é intensa. Visitantes acessam seu site e você não recebe nada deles pelo tempo que você gastou construindo seu negócio. O melhor que você pode esperar obter são alguns segundos de sua atenção antes de passarem para o próximo site.
Você só tem esses poucos segundos para demonstrar como você é melhor que a concorrência.
Apesar de muitos exemplos em contrário, a melhor maneira de prender a atenção do leitor não está no uso de setas piscantes ou gráficos berrantes. O tipo de cliente que você atrairá por ser chamativo não vai agradar você a longo prazo; é apenas uma questão de tempo antes que alguém venha com outro site mais chamativo. A maneira de obter uma vantagem duradoura sobre a concorrência é fornecer informações de qualidade e cuidar para que seus clientes voltem.
Aqui estão algumas ideias para ajudá-lo a pensar sobre o seu site e como você pode se afastar do grupo e assumir a liderança:
1. Você deve demonstrar em todos os momentos que merece ser o melhor site no seu segmento. Não deve haver dúvidas no mercado que você é o melhor no que faz. Em nenhum momento você pode deixar as expectativas dos clientes ficarem aquém do esperado. Espalhe seus comentários online em tantos lugares quanto possível respondendo perguntas em blogs e fóruns, e sempre responda a dúvidas dos clientes. Este processo pode demorar, mas você se encontrará apenas um pouco acima da concorrência, e isso é onde você precisa estar.
2. Tenha uma estratégia de preços justos. Somente colocar uma etiqueta de preço de R$50.00 em um e-book não significa que ele vale esse preço, e você pode lentamente se afastar do mercado ao tentar reduzir sua concorrência oferecendo um preço mais barato do que qualquer outro. Seu objetivo é um preço justo para um produto justo. Você quer clientes satisfeitos com o valor que pagaram pelo seu produto ou serviço. Se seu preço está abaixo do valor da concorrência, então deve haver um um bom motivo comercial para fazê-lo. Se os seus preços forem superiores, então você deve fornecer valor adicional. Isso é tudo sobre como cumprir suas promessas.
3. Lembre-se de que seu site não é um site institucional ou imutável caixa eletrônico. Você precisa trazer novas versões do seu produto continuamente, e continuar buscando melhores maneiras de melhorar. Experimente novos modelos ou formatos, defina promoções e ofereça amostras grátis para testar a demanda do mercado, etc., para poder pensar em novas maneiras de promover seus produtos e gerenciar seus negócios. O marketing na Internet está continuamente evoluindo, e o mesmo deve acontecer com o seu negócio.
4. Lembre-se que é mais caro conseguir um cliente do que manter um. Nunca subestime o valor de um cliente de retorno. Cuide bem de todos que estão comprando seus produtos ou serviços. Esteja atento à reclamações de clientes, e seja rápido para resolver dúvidas e preocupações. Lembre-se de que seus clientes não o conhecem; eles não sabem que você é uma ótima pessoa. Você tem que provar isso e por sua capacidade de resposta às necessidades deles. Você deve sempre honrar suas garantias de devolução do dinheiro, exatamente como você disse você faria: sem complicações, sem questionar, sem demora. Seu objetivo é responder a todos os tickets de suporte, sejam baseados em
atendimento ao cliente ou dificuldades técnicas, dentro de 24 horas. Você mesmo não esperaria menos, se fosse o cliente.
5. Esteja em contato com o que seus clientes desejam. Confira blogs e fóruns e outros sites para ver o que as pessoas estão pedindo neles. Não pense em empurrar os produtos fantásticos que você acha que tem, nem seus produtos favoritos neles, baseados em seu julgamento. Em vez disso, concentre-se no que eles desejam e forneça isso à eles. Também não tenha receio de mostrar seu novo produto ou se você fez algo excelente para aprimorar um produto ou serviço. Orgulhe-se e apresse-se para apresentar isso. Os clientes estão atentos às novidades, e quando eles verificarem que você criou algo que lhes agrada, ou incorporou melhorias em seu próximo produto, você ganhará o respeito e a continuidade de seu negócio.
6. Conheça sua concorrência. Isso vale para qualquer negócio, seja na internet ou no mercado da esquina, não importa se você está vendendo rosquinhas, lavagem à seco ou notebooks. Em nenhum momento você pode ser pego de surpresa. É uma boa prática prestar atenção nos boletins informativos de seus concorrentes, observar o marketing deles, suas estratégias e ver se existem estratégias que você pode implementar. Esteja ciente do que está acontecendo ao seu redor para que você possa avaliar sua capacidade de resposta às necessidades dos clientes e se você precisa se mover em uma determinada direção.