Marketing Digital

A Arte de Vender Online

Como Criar um Relacionamento de Longo Prazo com Clientes com Email Marketing

O email marketing é uma das principais ferramentas utilizadas para fazer o marketing digital. Ele nos dá a possibilidade de estabelecer relacionamentos de longo prazo, manter a fidelidade e o engajamento com os clientes. Oferece diversas vantagens, entre elas destacamos:

Comunicação personalizada. O email marketing permite que as mensagens sejam personalizadas de acordo com o histórico e preferências do cliente, o que pode aumentar a sua satisfação e fidelidade.

Interação. As mensagens de email nos permite estabelecer uma linha de comunicação direta com os clientes, o que pode levar a uma maior interação e conversação.

Fidelidade. Ao fornecer valor e informações relevantes aos clientes através do email marketing, podemos aumentar a fidelidade dos clientes e mantê-los engajados com a marca.

Geração de leads. O email marketing também pode ser usado para ajudar a gerar leads, atraindo novos clientes para o negócio.

 

É importante saber que o uso de mensagens por correspondência tradicional – off-line – ainda é bastante utilizada nos dias de hoje. Para muitos oferece mais credibilidade, já que o marketing off-line, com o envio de cartões ou panfletos, pode ser percebido como mais confiável e genuíno do que as mensagens digitais, pois parece que a empresa investiu tempo e recursos para chegar até o cliente. E tem a questão do alcance físico: o marketing off-line permite que as pessoas sejam contactadas em suas casas ou escritórios, o que pode ser mais eficaz do que apenas atingir seus dispositivos eletrônicos.

O e-mail marketing é muito poderoso e é preciso ser gerenciado corretamente. Tem baixo custo e atinge  um grande número de pessoas instantaneamente, mas ele precisa chegar ao cliente, passar a mensagem desejada e não ficar encalhado na pasta de span.

E-mails presos na pasta de spam são a sentença de morte para um campanha de e-mail marketing.

Enviar e-mails de spam pode ser um golpe mortal nas suas campanhas e sair caro no fim das constas.

Para evitar o envio de span em suas mensagens de marketing é necessário considerar que antes de enviar qualquer mensagem de marketing por e-mail é preciso ter permissão, e ela tem que ser explícita. Isso pode ser feito através de inscrição em uma lista de e-mail ou por meio de uma opção de assinatura explícita em seu site. Fique atento à frequência e conteúdo de seus emails. Forneça conteúdo relevante e valioso aos seus destinatários, a fim de evitar que eles marquem suas mensagens como spam. Lembre-se de dar ao destinatário a opção de cancelamento de recebimento de emails.

No que diz respeito ao marketing por e-mail, você precisa lembrar-se que a ideia principal é construir relacionamento com seus clientes a longo prazo. Seu objetivo não é acumular uma lista de centenas de milhares de pessoas que não se importam com o seu negócio e que podem trazer problemas com emails que podem gerar processos judiciais. Seu objetivo é manter contato com sua base de clientes e apresentar as últimas notícias sobre o seu produtos e serviços a clientes que possam estar interessados.

Com esses objetivos em mente, aqui estão algumas dicas sobre como desenvolver uma campanha de marketing por e-mail eficaz:

 

1. As primeiras impressões contam. Crie seu primeiro e-mail com muito cuidado. Verifique como ele se apresenta em sua própria caixa de entrada. Como se parece? Se você fosse um desinteressado cliente, você clicaria nele?

Seu primeiro e-mail deve seguir logo após o cliente optar por entrar em sua lista, pois as chances de que eles irão lê-lo são altas, já que mostrou interesse no seu conteúdo ou produto. No entanto, você precisa acertar o alvo, deve chamar a atenção deles sobre isso no primeiro e-mail e fornecer-lhes um excelente conteúdo, ou eles provavelmente nunca mais irão abrir outro e-mail seu.

 

2. Certifique-se de que a qualidade do conteúdo permaneça alta. As pessoas leem e-mails para obter informações para aprender coisas que os ajudarão em suas vidas diárias ou negócios. Eles não leem e-mails para serem vendidos.

Certifique-se de fornecer conteúdo de boa qualidade para que as pessoas realmente fiquem ansiosos para receber seus e-mails. Use subtítulos, listas com marcadores e parágrafos curtos para dividir o conteúdo e torná-lo mais legível.

 

3. Tenha cuidado para não elevar muito as expectativas do leitor. O plano é que você enviará muitos e-mails para eles, então não defina um padrão para si mesmo que você não pode manter. É melhor trabalhar com a expectativa da espera por bom conteúdo do que ter um e-mail incrível seguido por uma série de emails medíocres.

 

4. Tente agregar valor a cada e-mail, mesmo que isso signifique dar algo de graça. O item gratuito não precisa custar nada para você. Pode ser algo que você aprendeu com sua experiência, como um ótimo site, um relatório gratuito, um cupom para compras futuras. Lembre-se de que qualquer coisa associada a você e sua marca, mesmo que seja grátis, tem que ter valor para o cliente.

 

5. Incentive as pessoas a interagirem com você no corpo do e-mail. Use hiperlinks e botões HTML para encorajar as pessoas a clicar para acessar seu site.

 

6. Gaste mais tempo com o título do e-mail. Esteja ciente da aparência do e-mail nas diversas ferramentas que as pessoas usam para navegar na Internet, como smartphones e outros dispositivos portáteis. Seu título deve chamar a atenção deles nas primeiras palavras.

Certifique-se de comunicar no título do e-mail por que eles devem abrir seu e-mail e ler sua mensagem. Pense nos e-mails que você gosta de receber. Você está ansioso para receber e-mails de uma determinada empresa? Em caso afirmativo, por quê? Existem lições que você pode aplicar desse negócio para o seu? Pense sobre o que você gosta como consumidor ao elaborar sua campanha de e-mail. Seu objetivo é que seus clientes fiquem ansiosos para receber seu próximo e-mail e que vão abri-lo pela primeira vez e ficarão a espera do próximo.

 

Isso é relacionamento a longo prazo.

 

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
Publicidade

A arte de Vender Online

Um guia prático para você que quer vender pela internet e fazer disso uma ótima fonte de renda.
Categoria:
Artigos Relacionados
Publicidade